A prova

> Desnível prova Curta

> Track GPS Prova Curta

Apresentação das provas / percursos

O “XI TRAIL DO LUDENS – SANTO DA SERRA” é composto por duas provas, o TRL com Partida junto ao polidesportivo do centro cívico na Ribeira de Machico, desce para o largo da igreja, entra à esquerda na Vereda da Achada subindo até à antena e marco Geodésico do Cabeço do Cura. Aí começa a descida pela vereda dos cedros, percorre parte do Caminho das Funduras e vira no segundo estradão à esquerda descendo até à Levada Nova, vira à direita e percorre a vereda até ao largo dos Maroços, sobe a escadaria até o Caminho da Ermida, segue por este Caminho Real, atravessa a estrada regional e o sobe o Caminho da Cova do Castanheiro. Entra à direita na vereda até o Caminho do Arrebentão, vira à esquerda e entra acima na vereda até à Fajã das Vacas. Ao chegar à estrada regional vira à direita e entra à esquerda na vereda do Beco do Miúdo junto ao bar, sobe e passa em frente à Casinha da Água na Levada da Serra do Faial em direção ao Posto Florestal dos Lamaceiros. Junto às árvores desce a vereda e passa em frente à Lagoa da Portela, desce a escadaria, atravessa o ribeiro e sai no Caminho dos Lamaceiros, vira à esquerda e sobe até entrar à direita na Levada do Furado em direção à Portela. Não desce a escadaria para a Portela e segue em frente para o Lombo das Faias, chega à estrada regional vira à direita até encontrar a Vereda da Eira à esquerda onde se inicia a descida final até a meta instalada no largo da igreja na Ribeira de Machico.

O TRS Partida junto ao polidesportivo do centro cívico na Ribeira de Machico, desce para o largo da igreja, entra à esquerda na vereda da achada subindo até à antena e marco Geodésico do Cabeço do Cura. Aí começa a descida pela vereda dos cedros, percorre parte do Caminho das Funduras e vira no segundo estradão à esquerda descendo até à Levada Nova, vira à direita e percorre a vereda até o largo dos Maroços, sobe a escadaria até o Caminho da Ermida, segue por este Caminho Real, continua pelo Caminho do Ribeiro Escuro, estrada regional, entra no Caminho da Granja e sai nas escadas rumo à meta instalada no largo da igreja na Ribeira de Machico.